Bretton-Woods e sua importância nas relações internacionais

Bretton-Woods e sua importância nas relações internacionais


Bretton-Woods foi um acordo estabelecido pelo Estados Unidos, podemos dizer que foi o tripé que formou o regime internacional econômico e o ponta-da-pé inicial para organizações com foco para o comércio exterior. 44 países participaram em New-Hampshire da reunião que iria decidir os acordos político-econômico em âmbito mundial. Diversos motivos levaram à países se organizarem.  Há crise de 1929, que levou ao mundo numa crise profunda, como também a Segunda Guerra Mundial, que devastou a Europa completamente.
O sistema capitalista entrou em colapso, diversos Estados adotaram postura protecionista tarifando produtos importados, implantado barreiras comerciais e medidas de compensação cambial . Política  que ficou conhecida como “ beggar-thy-neighbor”. Com isso, os países se reuniam para discutir e regulamentar o comércio exterior, para estabilizar o Capitalismo e adotar novas medidas para os Estados crescerem.
Nesse acordo duas forças imperaram para implantar suas visões e métodos para o mundo econômico. Obviamente foi a Inglaterra e os Estados Unidos, nessa disputa, o vencedor foi a confederação do Harry Dexter White, que estava representando os Estadunidenses. As medidas impostas pelo acordo foi fixar o comércio e suas reservas no dólar, consequentemente seria baseado no valor do ouro.  Outras ações tomadas foram a criação de duas instituições de extrema importância para o sistema internacional. O BIRD( internacional para reconstrução e desenvolvimento) que logo se tornaria o Banco Mundial e o FMI ( Fundo Monetário Internacional).

Qual foi a importância para Relações Internacionais?


Sua importância é inegável, o acordo de Bretton Woods, além de ser o primeiro focado exclusivamente no setor econômico, estabeleceu uma série de fatores para relações internacionais. A criação de duas instituições internacionais que se tornaram sinônimos e modificam o mundo que vivemos hoje, não é algo que pode ser ignorado. Também podemos citar, com o acordo estabelecido em 1944, colocou de vez os Estados Unidos no topo da hegemonia internacional, não só pelo seu status, mas como também uma força econômico inevitável.

Nesse reunião, juntou diversos países que antes não tinha uma presença forte no cenário internacional. Como exemplo, o próprio Brasil, que participou ativamente no acordo. G-20 não existiria se não fosse por Bretton-Wood, deixando claro que a economia só poderia florescer com a participação de todos os Estados que têm sua participação no mercado internacional. Bretton- wood, marcou as relações internacionais da mesma maneira do GAAT, dando o início de uma era mais cooperativa e menos competitiva, no capitalismo vigente.  

Comentários